Estamos acostumados a ver outros planetas no Sistema Solar – e até mesmo fora dele. Portanto, é uma ocasião especial quando podemos ver o nosso próprio planeta de longe, especialmente com tanta clareza como nesta imagem.

Sim, esta incrível imagem acima mostra a Terra e a Lua vistas de Marte, a 205 milhões de quilômetros de distância. A foto foi tirada pela sonda NASA Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), que está atualmente na órbita do Planeta Vermelho. A imagem é tão detalhada que você pode distinguir continentes e nuvens em nosso planeta.

“A característica avermelhada no meio da imagem da Terra é a Austrália”, disse a NASA em um comunicado. “O Sudeste Asiático aparece como a área avermelhada (devido à vegetação) perto do topo; A Antártida é a gota brilhante na parte inferior esquerda. Outras áreas brilhantes são nuvens. ”

Embora mostre a Terra e a Lua juntas, esta é na verdade uma imagem composta de quatro fotos tiradas em 20 de novembro de 2016 pela MRO. A Lua é muito mais escura do que a Terra, então não seria visível na mesma escala de brilho da Terra em uma uma única foto. No entanto, seus tamanhos e posições nesta imagem composta estão como apareceriam.

A MRO tem a maior lente telescópica que já enviamos para o espaço, medindo 0,5 metros de diâmetro. Isso é suficiente para nos permitir ver a superfície de Marte com uma resolução de cerca de 0,3 metros por pixel, vendo objetos tão pequenos quanto pedras na superfície.

A MRO custou cerca de 720 milhões de dólares e foi lançada em agosto de 2005, entrando em órbita em março de 2006. Desde então, proporcionou vistas deslumbrantes da superfície marciana e até nos ajudou a encontrar água líquida no Planeta Vermelho.

Esta não é a primeira vez que ela captou uma imagem da Terra e da Lua. Ela fez a mesma volta em 3 de outubro de 2007, a partir de uma distância de 142 milhões de quilômetros (88 milhões de milhas). E nós vimos a Terra de mais longe do que isso também, além de Saturno. Ainda é consideravelmente impressionante.

Veja a foto:

Fonte: http://coisasinteressantes.net/

Deixe uma resposta