O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os órgãos e o tecido humano, podendo espalhar-se para outras partes do corpo. O mundo vive uma triste realidade em relação ao câncer. Enquanto alguns tipos da doença diminuem, outros aumentam de forma preocupante. E você conhece as maiores curiosidades sobre o câncer?

curiosidades sobre o câncer

Confira as maiores curiosidades sobre o câncer

Diversos fatores

Vários fatores aumentam o risco de câncer (oficialmente conhecido como neoplasia maligna), incluindo poluentes, tabagismo, certas infecções, radiação, obesidade e falta de exercício físico.

Alguma hereditariedade

Estima-se que de 5 a 10% dos cânceres são inteiramente hereditários. A maior parte do câncer se desenvolve através de uma combinação de fatores hereditários e ambientais.

O risco de fumar

Fumar causa cerca de 90% do câncer de pulmão. O tabaco já matou 50 milhões de pessoas na última década. Se as tendências continuarem, um bilhão de pessoas morrerão pelo uso e exposição do tabaco neste século, o que equivale a uma pessoa a cada seis segundos.

Vamos dormir mais

Aqueles que dormem menos de seis horas por noite são mais propensos a desenvolver câncer de cólon (maior porção do intestino grosso) do que aqueles que dormem mais.

As duas características

O câncer tem duas características principais: crescimento celular anormal e a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo (metástase).

Hora de maneirar no cachorro-quente

Nitritos são aditivos químicos utilizados para preservar e adicionar sabor à maioria das carnes de almoço, incluindo frios e cachorros-quentes. Uma vez no corpo, eles reagem com substâncias químicas e se transformam em carcinógenos causadores do câncer. Os americanos comem mais de 20 bilhões de cachorros-quentes por ano.

Dados preocupantes

Em 2008, havia cerca de 12.667.500 novos casos de câncer em todo o mundo. A Ásia Oriental teve os casos mais novos (3.720.000) e a Micronésia a menor (700). A América do Norte tinha aproximadamente 1.603.900 novos casos.

Um poço de mortes

Uma em cada oito mortes no mundo é devido ao câncer. O câncer causa mais mortes do que a AIDS, a tuberculose e a malária combinadas.

Não é o número um

O câncer é a principal causa de morte nos países desenvolvidos e a segunda causa de morte nos países em desenvolvimento, após as doenças cardiovasculares. Globalmente, as doenças cardiovasculares são os assassinos número um.

Terrível previsão

Em 2008, 7,6 milhões de pessoas morreram de câncer globalmente, o que equivale a 21.000 mortes por dia. Até 2030, 21,4 milhões de novos casos de câncer são esperados para ocorrer globalmente 13,2 milhões de mortes.

Vírus Relacionado ao Vírus Xenotrópico…

Em 2006, um vírus chamado Vírus Relacionado ao Vírus Xenotrópico da Leucemia Murina (XMRV) foi descoberto em células da próstata, levando cientistas a acreditar que o vírus pode desempenhar um papel na produção de câncer de próstata agressivo.

O câncer de mama

O câncer mais comum nas mulheres é o câncer de mama, com 1,4 milhão de novos casos diagnosticados em 2008. O câncer de mama também é a principal causa de morte por câncer em mulheres em todo o mundo, com 458.400 mortes por ano.

Câncer e as infecções

Aproximadamente 15% de todos os cânceres no mundo são devidos à infecções. Os países subdesenvolvidos têm uma taxa mais elevada de câncer devido à infecções (26%) do que nos países desenvolvidos (8%). Os micróbios mais responsáveis pelo câncer são a bactéria Helicobacter pylori (câncer gástrico), HPV (cervical e outros tipos de câncer) e hepatite B e C (câncer de fígado).

A relação da palavra

A palavra “câncer” está relacionada com a palavra grega “caranguejo”, porque suas projeções parecidas com dedos eram semelhantes à forma do caranguejo. Galeno, um médico romano, usou a palavra oncos, que é o grego para “inchaço”.

São evitáveis

Os pesquisadores acreditam que mais de metade de todos os cânceres e mortes por câncer são potencialmente evitáveis.

O câncer nos dois gêneros

Os cânceres de pulmão, próstata e estômago são os cânceres mais comumente diagnosticados em homens. Os cânceres de mama, colo uterino e colorretal são os cânceres mais comumente diagnosticados em mulheres.

Mulheres e o câncer cervical

Em 2008, o câncer cervical foi o terceiro câncer mais comumente detectado em mulheres em todo o mundo. Estima-se que 529.800 mulheres foram diagnosticadas, com mais de 85% em países em desenvolvimento.

Triste realidade infantil

Estima-se que 12.060 crianças nos Estados Unidos são diagnosticadas com câncer e 1.240 morrem anualmente. Os cânceres infantis representam menos de 1% de todos os novos diagnósticos, mas é a segunda principal causa de morte em crianças, em primeiro lugar ficam os acidentes.

Muitas mortes diárias

A American Cancer Society estima que 577.190 pessoas morrerão de câncer nos Estados Unidos por ano, ou mais de 1.500 pessoas por dia.

Após os 55

Aproximadamente 77% de todos os cânceres são diagnosticados em pessoas com 55 anos de idade ou mais.

Uns diminuem, outros aumentam

Embora muitos tipos de cânceres tenham diminuído nos últimos anos – incluindo cervical, colorretal, estômago e câncer de pulmão – outros tipos de câncer têm aumentado, incluindo orofaringe associado ao HPV, adenocarcinoma esofágico, melanoma da pele, câncer de pâncreas, fígado e ducto biliar intra-hepático, bem como cancros da tireoide, dos rins e da pelve renal.

Câncer e as etnias

Afro-americanos são mais prováveis do que qualquer outro grupo étnico para desenvolver e morrer de câncer. Os asiáticos-americanos e os habitantes das ilhas do Pacífico têm as taxas de câncer mais baixas do mundo.

Não apenas uma

O câncer não é apenas uma doença; é um conjunto de doenças. Agentes diferentes causam cada tipo de câncer.

Perigo das inflamações

Má higiene dental pode causar gengivite, uma inflamação das gengivas. Ao longo do tempo, altos níveis de inflamação no corpo podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer.

Nem todas desenvolvem o câncer

A infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) é a infecção viral mais comumente transmitida sexualmente e é o agente causador do câncer cervical. Embora seja o agente causador, a maioria das mulheres que estão infectadas não desenvolvem o câncer.

Perigo após os 30

Mulheres que não têm filhos ou que têm sua primeira gravidez após os 30 anos têm um risco ligeiramente maior de desenvolver câncer de mama do que aquelas que ficam grávidas enquanto são mais jovens. A amamentação também pode reduzir ligeiramente o risco de câncer de mama.

A falta dos medicamentos

As empresas farmacêuticas que comercializam medicamentos contra o câncer são algumas das maiores corporações do mundo. Embora haja atualmente uma escassez de medicamentos contra o câncer, apenas cerca de 10% das faltas são devidas à falta de matérias-primas. A maioria das faltas deve-se a decisões corporativas de reduzir a produção causada por problemas de dinheiro ou qualidade.

Mortalidade infantil por câncer

Aproximadamente 175.300 novos casos de câncer ocorreram globalmente em crianças até 14 anos em 2008. Estima-se que 96.400 crianças morreram de câncer no mesmo ano.

Fonte: http://acrediteounao.com/curiosidades-sobre-o-cancer/

Deixe uma resposta