A China recentemente enviou uma sonda para a superfície da Lua, com o objetivo de coletar fragmentos de rocha. Só não era esperado que houvesse um tipo de gel por lá. A substância é escura e gelatinosa, com sua origem ainda desconhecida. Ela foi encontrada em uma parte da Lua conhecida pelo grande número de crateras, tornando a atuação do módulo ainda mais difícil.

O explorador robótico Chang’e-4 chegou à Lua em janeiro, levado pela sonda Yutu-2. O plano era simples: o veículo faria imagens e análises da superfície lunar e depois entraria em estado de hibernação, com o objetivo de se preservar da radiação solar, presente em algumas horas do dia. No entanto, tudo mudou quando a substância estranha foi descoberta.

A origem da substância permanece sem explicação. Ela é muito diferente de qualquer coisa já encontrada na superfície lunar, possuindo cor e brilho bem exóticos. O Chang’e-4 ainda está explorando a gelatina, utilizando sensores de cor infravermelhos, com o objetivo de detectar pontos de calor e a resposta pode realmente estar por aí.

Acredita-se que o gel pode se tratar de uma espécie de vidro derretido, que se formou a partir do impacto de algum meteorito com a superfície lunar, em alta temperatura, com sua composição impedindo a solidificação do material, como acontece com o vidro comum, usado aqui na Terra.

Substâncias alienígenas

O tal gel não é a primeira substância estranha a ser encontrada na Lua e sua origem deve ser totalmente desvendada em breve. Foi o que aconteceu em 1972, quando astronautas da missão Apollo 17, a última expedição humana na Lua até hoje, se depararam com um estranho material de cor laranja.

Após algumas análises feitas por geólogos, concluiu-se que o estranho material era resultado de uma erupção vulcânica ocorrida na superfície lunar há cerca de 3,64 bilhões de anos. O material encontrado pela missão chinesa pode ter uma origem similar, inclusive.

O post Sonda chinesa encontra substância gelatinosa na superfície da Lua apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/lua-gel-sonda-china/ 

Deixe uma resposta