A Skynet é uma rede de inteligência artificial que existe nos filmes de O Exterminador do Futuro e está em guerra contra a humanidade. Acontece que ela existe no mundo real.

Tudo bem, por enquanto ela não está causando nenhuma morte ou destruição, mas pode vir a se tornar algo bem próximo da ficção, já que o sistema já é usado para armazenamento de informações massivas e, eventualmente, espionagem.

No mundo real, a Skynet é um programa de vigilância tecnológica comandada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), entidade que frequentou muito o noticiário nos últimos anos, geralmente por acusações de espionagem, tanto de presidentes americanos quanto brasileiros, entre outros.

A Skynet é um sistema que rastreia e indexa chamadas telefônicas e tráfego de dados de redes móveis, criando automaticamente um verdadeiro dossiê de cada uma das pessoas “pesquisadas” por esse sistema. Ele chegou a ser citado nas informações vazadas pelo ex-funcionário da NSA, Edward Snowden.

Nos arquivos de Snowden, a Skynet é citada como um “esforço de pesquisa colaborativa em nuvem. A Skynet aplica complexas combinações geoespaciais, geotemporais, de padrão de vida e análise de viagens para identificar padrões de atividade suspeita”, como diz o texto.

A própria NSA tem definições curiosas para o sistema, afirmando, em uma apresentação de slides interna, vazada por Snowden, que a ferramenta “procura de pessoas que usam telefones diferentes de formas semelhantes”, o que pode ser um problema para quem não cometeu crime algum.

Skynet x jornalismo investigativo

Segundo a agência americana, o único objetivo da Skynet é ser uma ferramenta para auxiliar na busca por terroristas e, principalmente, seus mensageiros e informantes.

No entanto, não é raro que a atuação do sistema esbarre na atuação de jornalistas investigativos, como foi o caso de Ahmad Muaffaq Zaidan, da Al Jazeera.

O jornalista é marcado pela Skynet como um terrorista, membro de organizações como Al Qaeda e a Irmandade Muçulmana.

Acontece que Zaidan é apenas um correspondente da TV árabe e esteve em contato com pessoas ligadas a esses grupos enquanto produzia matérias e entrevistas.

Ele é um dos principais opositores da rede de informações da NSA e frequentemente tenta driblá-la, o que o faz continuar a ser considerado como um terrorista, mesmo sem nenhuma evidência de que isso seja verdade.

O post Skynet, de O Exterminador do Futuro, existe e é usada para espionagem apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/skynet-exterminador-do-futuro-existe/ 

Deixe uma resposta