Começaram, nesta terça-feira (21), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Através desse sistema, é possível entrar em uma universidade federal utilizando a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Serão 237 mil vagas em todo o Brasil para início no primeiro semestre de 2020, disponibilizadas por 128 instituições de Ensino Superior.

Para fazer a inscrição, é preciso entrar no portal do Ministério da Educação (MEC), onde há um buscador de vagas de acordo com região do candidato.

É necessário ter feito a prova do Enem em 2019 e não ter zerado a redação. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 24 de janeiro, logo, é bom se apressar, já que o tempo não é tão longo assim.

Neste ano, a plataforma do Sisu teve algumas alterações, mas os candidatos não devem ter grandes dificuldades em fazer a inscrição. Para isso, basta acessar o portal do MEC e confirmar seus dados.

Em seguida, para começar a inscrição, é preciso inserir o código de inscrição do Enem 2019 e a senha. A partir daí, o candidato poderá escolher duas opções de cursos.

Os cursos e instituições podem ser encontrados pela busca do sistema, que vai detalhar também a modalidade e os documentos que devem ser levados para a matrícula.

Alterações podem ser feita até o final do prazo de inscrição e então é só ficar de olho na chamada nota de corte, uma estimativa de nota mínima para conseguir a vaga, baseada nas notas das pessoas inscritas.

Resultados

O resultado final do Sisu sai no dia 28 de janeiro. Quem for selecionado, deve fazer a matrícula na universidade escolhida entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Quem não conseguir a vaga ainda tem uma segunda chance, entrando para uma lista de espera que terá andamento entre os dias 7 de fevereiro e 30 de abril.

Para os candidatos que também não forem contemplados pela lista de espera, existem ainda outros processos de seleção, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que terá sua plataforma aberta entre os dias 28 e 31 de janeiro, e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que abre inscrições de 5 a 12 de fevereiro.

O post Sisu: saiba como fazer a sua inscrição no sistema usando a nota do Enem apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/sisu-inscricao-enem/ 

Deixe uma resposta