Além da sexta-feira 13 que é popularmente considerada como o dia do azar, quais outros significados estão por trás deste curioso número? Será que ele está ligado somente à coisas ruins ou de má sorte?

As origens das superstições a cerca da sexta-feira 13 são um pouco obscuras, mas o folclore sugere que as sextas-feiras e o número 13 ganharam notoriedade separadamente. No mito nórdico, por exemplo, o perturbador deus Loki foi o 13º convidado em um jantar onde o mesmo foi morto. Já na tradição cristã, a sexta-feira é comemorada como o dia em que Jesus foi crucificado.

Mas nem tudo sobre o número 13 remete à Triscaidecafobia, que é o medo irracional e incomum do número 13 (o medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia). O número 13 também tem outros curiosos significados, e aqui estão alguns deles:

1. Maturidade para crianças judaicas

bar-mitzvá
Na tradição judaica, os meninos que atingem a idade dos 13 anos ganham uma cerimônia chamada de bar-mitzvá (filho da lei ou do mandamento em hebraico). Em alguns movimentos judaicos, as meninas também comemoram o bar-mitzvá aos 13 anos de idade (já em em alguns outros movimentos, a idade das meninas é 12 anos).

Nesta idade, as crianças judaicas são consideradas moralmente responsáveis por si mesmas, e assumem novas responsabilidades de adultos. De acordo com o site Reform Judaism, a idade de 13 anos provavelmente foi escolhida porque correspondia ao início da puberdade.

2. Boa sorte na Itália

bandeira-itália
Nem toda cultura considera o 13 como um número que trás má sorte. Na Itália, 13 é realmente um número auspicioso, particularmente, para se apostar. A versão italiana do tão temido 13 é o número 17. Ele tem uma péssima conotação porque a forma como está escrito em algarismos romanos (XVII), pode ser reorganizada para escrever “VIXI”, que em latim significa “Eu vivi” (ou seja, estou morto). Assim, enquanto o número 17 provoca certo “medo” na Itália, o número 13 pode ser um número que trás relativa sorte.

3. Violência em filmes

pg-13-filmes
Para os adolescentes americanos e de alguns outros países de língua inglesa, atingir os 13 anos significa que eles podem consumir filmes classificados como PG-13. Acontece que PG-13, basicamente, significa que há conteúdo violento. Um artigo publicado pela revista “Pediatrics” descobriu que os filmes classificados como PG-13, na grande maioria dos casos, apresentam mais violência armada do que filmes classificados como R-Rated, que incluem cenas de sexo, violência e drogas.

Em 2012 os pesquisadores descobriram pela primeira vez que filmes PG-13 superam filmes R-Rated no quesito violência armada. E que a violência com armas nos filmes PG-13 vem crescendo desde 1985, isso segunda a pesquisa.

Segundo o principal autor da pesquisa, Dan Romer, as descobertas sugerem que Hollywood continua dependendo da violência armada como uma característica proeminente em seus filmes PG-13, já que os mesmos são normalmente do gênero ação. A diferença entre os filmes R-Rated e PG-13 é que os filmes PG-13 deixam de fora consequências como sangue e sofrimento depois do ato violento.

4. Um primo, mesmo se invertido

quadro-negro-cálculos
O número 13 é um omirp (“primo” lido de trás para frente). É um número que se seus dígitos decimais forem invertidos, ele continua primo, mas não como um número primo palíndromo. E 13 é o primeiro número “omirp” dessa esterna lista (13, 17, 31, 37, 71, 73, 79, 97, 107, 113, 149, 157 e ao infinito e além).

5. Princípios para Wiccas (Bruxas)

wiccas
Em 1974, o Conselho das Bruxas Americanas adotou formalmente um documento de princípios que englobavam os preceitos básicos do wiccanismo (sistema de crenças que se baseia em antigos costumes e tradições pagãs). Haviam 13 desses preceitos. Segundo o site Religious Tolerance, estes princípios incluem a prática de rituais para aproximar as wiccas dos ciclos naturais, como harmonia com a natureza, crença no poder sobrenatural, poderes criativos do masculino e feminino e rejeição da hierarquia.

E você, o número 13 tem algum significado diferente em sua vida?

Fonte: Acredite ou Não

Deixe uma resposta