Diz a sabedoria popular que roupas pretas esquentam mais no calor. Mas será que o pretinho básico do guarda-roupa realmente atrapalha nos dias de Sol forte? A ciência explica o que há de mito e o que há de verdade sobre a crença popular, mas que de uma forma geral as pessoas preferem usar roupas um pouco mais claras durante o verão, isso é definitivamente inegável.

O professor Arturo Quirantes, da Universidade de Granada, na Espanha, resume a opinião geral sobre a cor das roupas no calor. “As pessoas acham que roupas brancas são melhores porque refletem a luz solar, enquanto as pretas a absorvem e a transformam em calor”, diz ele, mas infelizmente as coisas não são tão simples assim.

Acontece que levamos em conta, na maioria das vezes, apenas o calor externo, vindo do Sol, mas nos esquecemos de que o nosso corpo também gera calor e é esse o problema com as roupas brancas. Já que possuem essa característica de refletir a energia térmica, acabam segurando o calor entre o tecido e o nosso corpo.

Isso não acontece quando usamos roupas pretas, que absorvem o calor, desde que sejam confortáveis e não fiquem “coladas” no corpo. “E, se houver vento, ele leva o calor por convecção (processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria), que é um mecanismo eficiente para nos manter frescos”, explica o professor Quirantes.

Com que roupa eu vou?

É por isso que os beduínos, povos nômades que vivem sob o Sol escaldante do deserto no norte da África, usam roupas pretas, porém sempre bem largas. Dessa forma, o vento constante os mantém mais frescos do que tecidos brancos jamais conseguiriam. Portanto, roupas pretas esquentam mais no calor, se forem justas. Se pensarmos em roupas largas, aí são as brancas que esquentam mais.

Mas e quanto às outras cores? Elas ficam exatamente no meio do caminho entre o preto e o branco, aplicando-se as mesmas regras. Cores mais escuras vão absorver mais calor, enquanto cores mais claras refletem mais a energia térmica, tanto do Sol quanto do nosso corpo, por isso é bom levar em conta outros fatores como a presença de vento e se a roupa é mais justa ou mais larga.

O post Roupas pretas esquentam mais no calor? A ciência explica apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/roupas-pretas-calor/ 

Deixe uma resposta