Compridas, curtas, pintadas ou feitas: como são as suas unhas? Você já parou para se perguntar por que elas existem, do que são feitas e por que as unhas não param de crescer? Essas são algumas questões que explicaremos para você! Confira com a gente 7 curiosidades sobre as unhas.

1 – Para que servem as unhas

Para os nossos ancestrais, as unhas eram essenciais como arma de ataque e também de defesa contra os oponentes. Ou seja, as unhas eram, basicamente, utilizadas como garras. Com a evolução, no entanto, elas acabaram perdendo essas características, tornando-se mais finas e curtas. Esta transformação possibilitou ao homem uma melhor manipulação dos objetos e dos movimentos, mas não é só isso: as unhas também servem como proteção para as pontas dos nossos dedos.

2 – Do que as unhas são feitasCuriosidades sobre as Unhas - Do que as unhas são feitas

Uma das curiosidades sobre as unhas que você precisa saber é do que elas são feitas. Essencialmente, essas estruturas são compostas por um tecido formado a partir de células mortas que são empurradas para fora dos dedos. As camadas, então, recebem queratina e outras proteínas, fortalecendo toda a estrutura.

3 – Por que as unhas crescem?

Uma das grandes dúvidas das pessoas é por que as unhas crescem. Quando o tecido ganha a força das proteínas, os restos das células, especialmente a queratina, são constantemente empurradas para fora da raiz, fazendo com que elas se mantenham em atividade.

4 – Mas por que as unhas não param de crescer?

Com certeza você já ouviu falar que mesmo depois que uma pessoa morre suas unhas continuam crescendo. O que acontece é que a raiz das células gasta pouca energia para a sua produção. Dessa forma, a energia que foi acumulada durante a vida da pessoa faz com que o crescimento se mantenha durante alguns dias depois de sua morte.

5 – Quanto as unhas crescemQuanto crescem as Unhas dos Pés x Unhas das Mãos

Um dos fatos sobre as unhas interessantes é o quanto elas crescem. De acordo com especialistas, as unhas das mãos aumentam cerca de 3 milímetros por mês, enquanto as dos pés crescem apenas 1 milímetro. Isso significa que, caso você perca uma das unhas da sua mão, serão necessários 4 meses para haver sua regeneração completa. Também merece ser citado na nossa lista de curiosidades sobre as unhas que o crescimento das unhas dos homens é mais rápido que das mulheres.

6 – Unhas saudáveis ou doentes

Você sabia que há algumas doenças que acometem a saúde das unhas? A principal delas é a micose, onde fungos atacam a estrutura, causando manchas, enfraquecimento e até mesmo a queda das unhas. Entre os fatos sobre as unhas também é válido mencionar que a aparência de sua estrutura pode indicar algumas doenças, como a anemia e o hipertiroidismo.

7 – Você rói suas unhas?Você rói suas unhas?

Falando em saúde, é importante que você saiba que é sempre melhor cortar as unhas com uma tesoura do que os dentes. Além de ficarem mais bonitas, claro, este cuidado evita problemas que podem ser sérios. Segundo especialistas, roer as unhas pode ser bastante perigoso, pois os pedaços de unhas engolidos acabam se acumulando no intestino e podem acabar perfurando o apêndice!

Deixe uma resposta