No parque nacional de Yellowstone, que fica no estado americano do Wyoming, fica um supervulcão adormecido com potencial para acabar com a humanidade. Mas não se preocupe: a Nasa tem um plano para evitar uma erupção catastrófica, embora seja algo um tanto quanto complexo e principalmente, bem caro.

Existem alguns supervulcões pelo mundo, mas o de Yellowstone é o único que está apenas adormecido e pode vir a acordar. E, teoricamente, não falta muito: registros geológicos mostram que o supervulcão dos Estados Unidos explode, em média, a cada 600 mil anos e a última erupção aconteceu há exatamente esse tempo.

A única forma de evitar a erupção do supervulcão seria usar água para resfriá-lo. A ideia funcionaria, mas é trabalhosa e cara. Porém, a Nasa elaborou um plano para resfriar o supervulcão que pode ser ainda mais eficiente e ainda gerar uma grande quantidade de energia. O problema é que a solução da agência espacial americana continua trabalhosa e cara.

A ideia inicial seria bombear água pela abertura do supervulcão, onde o magma passaria em caso de uma erupção. Na solução da Nasa, grandes furos deveriam ser feitos nas laterais do vulcão e através desses buracos de cerca de 10 quilômetros, água seria bombeada a uma forte pressão. Isso causaria um resfriamento lento, porém eficiente do vulcão de Yellowstone e a água quente poderia ser usada na geração de energia para toda a região. O valor ficaria em 3,46 bilhões de dólares.

E se der ruim?

Mas o que aconteceria se Yellowstone explodisse? Embora pareça uma “simples” erupção, as consequências seriam simplesmente catastróficas. A primeira delas seria o chamado inverno vulcânico, com as cinzas cobrindo a atmosfera e mergulhando a crosta terrestre em uma longa e fria noite, que poderia durar décadas, talvez séculos.

Mas certamente não sofreríamos tanto com a escuridão e o frio, já que não sobreviveríamos muito tempo. Os recursos do planeta entrariam em colapso e segundo uma estimativa das Organização das Nações Unidas, a humanidade teria comida suficiente por apenas 74 dias.

O post Nasa cria plano para impedir que supervulcão acabe com a humanidade apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/nasa-cria-plano-para-impedir-que-supervulcao-acabe-com-humanidade/ 

Deixe uma resposta