As HQs são um dos meios de divertimento mais antigos que existem e divertem muitas pessoas até hoje. Só que eles podem ser ainda mais velhos que imaginávamos. Pesquisadores encontraram uma história em quadrinhos desenhada em um túmulo antigo na Jordânia, que possui 2 mil anos de idade.

Arqueólogos observaram uma série de 260 imagens ordenadas que contavam uma história, provavelmente a respeito da formação da antiga cidade das Capitolias, que ficava em uma região que tinha influência das culturas grega e romana. Inclusive, os seus personagens tem falas, representadas por uma forma arcaica dos famosos balõezinhos.

Esse túmulo em que a história em quadrinhos está desenhada foi descoberto durante uma escavação feita em 2016.

E muitos historiadores já ficaram animados com a descoberta, pois as falas dos personagens possuem informações importantes sobre a região.

“As inscrições são realmente semelhantes às bolhas de fala nos quadrinhos, porque descrevem as atividades dos personagens (eles relatam coisas como “Estou cortando pedra” e “Estou morto”), o que é extraordinário”, disse o pesquisador Jean Baptiste Yon.

história em quadrinhos-intro

Se você ficou curioso a respeito do que está descrito nesta história em quadrinhos, segue abaixo um resumo: tudo tem início com divindades provando algumas ofertas feitas pelos humanos. Em seguida, vários homens são vistos plantando algumas coisas e colhendo frutos até receberem a ajuda dos mesmos deuses para derrubar algumas árvores.

Existe também uma história paralela que retrata arquitetos ou capatazes vigiando o trabalho de pedreiros. E como acontece com muita gente até hoje, eles acabam reclamando, o que rende falas como “Estou morto” e algo como “tenha pena de mim!”. Em seguida, uma espécie de padre oferece um sacrifício para os guardiões de Capitolias.

No final, existe uma grande ilustração com toques mais realistas, que retratam ninfas conduzindo animais aquáticos pelo Rio Nilo, com um medalhão ao centro que combina os signos do zodíaco e plantas.

O pesquisador Pierre-Louis Gattier acredita que a pessoa sacrificada na história esteja dentro do túmulo em que a história em quadrinhos está desenhada.

“De acordo com a nossa interpretação, há uma boa chance de que a figura enterrada na tumba seja a pessoa que se representou enquanto oficiava na cena do sacrifício da pintura central, e que consequentemente foi o fundador da cidade. Seu nome ainda não foi identificado, embora possa estar gravado na porta, que ainda não foi limpa”, disse.

O post ‘História em quadrinhos’ de 2 mil anos é descoberta em túmulo na Jordânia apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/historia-em-quadrinhos-de-2-mil-anos-e-descoberta-em-tumulo-na-jordania/ 

Deixe uma resposta