Exaltada por alguns e condenada por outros, a ditadura militar (ou regime militar, se você é apoiador do movimento) que governou o Brasil por 21 anos é considerado um dos períodos mais controversos da história do país. Todos já estamos cansados de ouvir que ela teve início em 31 de março de 1964, não é mesmo? Mas você sabia que, na verdade, o golpe militar de 64 só foi concluído em 1º de abril? Entenda mais abaixo.

Segundo muitos historiadores, toda a movimentação e organização dos militares para dar início ao golpe militar de 64 começou nas primeiras horas em 31 de março e só foi ter início pra valer em 1º de abril.

Inclusive, segundo muitos relatos, o então presidente João Goulart permaneceu no Palácio Laranjeiras, local de despachos presidenciais no Rio de Janeiro, até as 13 horas do dia 1º. Em seguida, voo para Brasília, que já era a capital do país.

E foi apenas na madrugada do dia 2, já em Porto Alegre, que Jango (o famoso apelido de João Goulart) decidiu não mais resistir e renunciou do cargo de presidente.

Pouco depois, o Congresso Nacional declarou Ranieri Mazzilli, então presidente da Câmara dos Deputados, como novo Presidente da República, concluindo de vez o golpe militar de 64. Ele permaneceu no cargo até 15 de abril, quando o Marechal Castello Branco assumiu a presidência.

“O processo pode ter começado no dia 31 de março, mas o regime entrou em vigor mesmo no dia 1º de abril”, explicou o professor de história da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Antônio Silva, em entrevista para o site UOL.

Ainda segundo as palavras do docente, os militares e defensores da ditadura costumam afirmar que o movimento ocorreu em 31 de março como forma de fugir de brincadeiras com relação ao 1º de abril, conhecido mundialmente como dia da mentira.

“Quem implantou a ditadura quis fugir das piadas, que chamassem de regime da mentira”, complementou Silva.

O post Golpe militar de 64 ocorreu em 1º de abril; entenda apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/golpe-militar-de-64-ocorreu-em-1o-de-abril-entenda/ 

Deixe uma resposta