Setembro foi o escolhido para ser o mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Esse, que se tornou um problema urgente na nossa sociedade. Para se ter uma ideia, a cada 45 minutos, uma pessoa tira a própria vida, só no nosso país. A campanha do Setembro Amarelo começou no Brasil em 2015, por meio de uma ação conjunta do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Além de várias ações durante o mês, a campanha ainda instituiu uma data como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no caso, o dia 10 de setembro.

No entanto, a escolha do mês de setembro e da cor amarela, para tratar desse assunto, não foi aleatória. Existe toda uma história, por trás disso, e que, infelizmente, é muito triste. Tudo começou lá em 1994, com um adolescente americano, de 17 anos. Mike Emme era um garoto muito gentil e solidário. Apaixonado por mecânica, o jovem sempre estava disposto a ajudar os outros. Mas, certo dia, o garoto, aparentemente feliz, acabou tirando a sua própria vida, no seu Mustang 68 amarelo. Depois da sua morte, a sua família e amigos se uniram para ajudar outras pessoas, que precisassem falar sobre o que estavam sentindo. E meio que, por acaso, deu-se início a um grande movimento de solidariedade, que acabou ficando conhecido como Setembro Amarelo, em homenagem ao adolescente.

A história

A história do Setembro Amarelo começa com o programa Yellow Ribbon (Fita Amarela), fundado pelos pais e amigos de Mike Emme. O jovem brilhante, engraçado, amoroso, solidário e gentil. O garoto acabou tirando a sua própria vida, quando não soube mais o que fazer. Ele nunca chegou a pedir ajuda e ninguém poderia imaginar, que um garoto tão feliz quanto ele, estivesse passando por problemas, que o levariam a colocar um ponto final em sua história.

“Não se culpe, mamãe e papai, eu amo vocês. Com amor Mike. 23:45”, dizia o bilhete, deixado por ele. Mike morreu por suicídio, em um momento de desespero. Às 23h52, seus pais o encontram na garagem de casa, atrás do seu Mustang amarelo brilhante. Sete minutos se fizeram tarde demais, para salvar um jovem, em agonia.

O legado de Mike começou quando ele encontrou um Ford Mustang, de 1968, abandonado em um terreno baldio. Ele então reformou o veículo e o deixou novo. Depois da reforma, ele decidiu pintar o carro de amarelo brilhante. Ele então ficou conhecido pelos seus amigos como “Mustang Mike”.

Quando ficaram sabendo da triste notícia da morte de Mike, os seus amigos se reuniram para confortar a sua família. Foi quando a mãe de Mike sugeriu a criação de um memorial, com lembranças do filho. Eles então decidiram que o amarelo seria a cor usada, em homenagem ao Mustang amarelo, do qual o jovem tanto gostava.

Campanha de proteção à vida

No dia da cerimônia do seu enterro, seus amigos e familiares resolveram o homenagear, ao mesmo tempo, que conscientizavam outras pessoas sobre a causa. Eles fizeram uma cesta, com 500 cartões, enfeitados com fitas amarelas, que traziam a seguinte mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”. Logo depois do enterro, não havia mais nenhum dos cartões.

Posteriormente, a mãe de Mike recebeu a ligação de uma professora, pedindo ajuda para uma estudante com problemas. A menina teria recebido um daqueles cartões pelo correio. Aquela foi apenas a primeira de milhares de chamadas de todo o país. Depois disso, começaram a chegar cartas e mensagens de todos os lugares. Milhares de pessoas, procurando por ajuda, para não acabarem com a própria vida.

Logo depois, a fita amarela se tornou um símbolo do programa de auxílio e proteção à vida. Muitas pessoas começaram a usar fitas nos cabelos ou nas roupas, em memória de Mike, e para lembrar de como ele acabou ajudando tantas outras pessoas.

“Nossos corações continuam, para sempre partidos, mas nutridos e cercados pela família Yellow Ribbon, para ajudar os outros, salvar vidas e trabalhar em memória de nossos entes queridos. Nossas vozes falam por quem não pode”. Esse é o lema da iniciativa, que continua a salvar vidas.

E você, já conhecia a história do Setembro Amarelo? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Essa matéria Essa é triste origem do Setembro Amarelo foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://fatosdesconhecidos.ig.com.br/essa-e-triste-origem-do-setembro-amarelo/ 

Deixe uma resposta