O mês de setembro já começou e está trazendo dois visitantes, ou cometas, que passarão bem próximo da Terra. Se você estiver no hemisfério norte poderá até mesmo vê-los, sem precisar de nenhum telescópio ou equipamento especial, já que o outono no norte tende a ser mais seco e a deixar os céus mais limpos e propícios para a observação de objetos no espaço.

Para observar o primeiro desses cometas é preciso correr. O 21P/Giacobini-Zinner, ou apenas 21P, para os íntimos, alcançou sua distância mais próxima possível da Terra no último dia 9 de setembro e já está se distanciando. Ele possui um núcleo relativamente pequeno, com cerca de 1,6 quilômetros de diâmetro, mas a cauda de aproximadamente 290 mil quilômetros de comprimento é o que promove o espetáculo no céu.

Ele se torna visível a cada 6 anos e meio, em média, e os detritos que deixa pelo caminho formam a chamada chuva de meteoros dracônidas, que vemos todos os anos. A magnitude do primeiro dos dois cometas de setembro deve variar entre 6.5 e 7, lembrando que quanto mais baixo o número na escala, mais visível o objeto é. Corpos com magnitude em torno de 6 já podem ser vistos a olho nu com alguma facilidade.

Fechando com chave de ouro

No entanto, o mês de setembro reserva o maior espetáculo para o final. O segundo dos cometas desse mês, o 46P/Wirtanen, começa seu período de visibilidade no final de setembro, com modestos 10.5 pontos de magnitude, mas até o dia 16 de dezembro, o cometa irá atingir uma magnitude de 3.5, tornando-o facilmente observável a olho nu, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens, é claro.

O 46P deve ser o cometa mais brilhante de todo o ano de 2018, além de ser um dos objetos com maior tempo de visibilidade a partir da Terra. No ápice da proximidade, ele vai estar a apenas 11 milhões e meio de quilômetros do nosso planeta, uma distância curta, embora ainda segura em termos astronômicos.

O post Dois cometas vão passar bem perto da Terra no mês de setembro apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/dois-cometas-vao-passar-bem-perto-da-terra-no-mes-de-setembro/ 

Deixe uma resposta