Há vários níveis e motivos quando se fala de Deficiência Auditiva. Há quem nasce com a deficiência, há quem a desenvolva durante a vida, seja naturalmente, ou com alguma doença, trauma ou lesão no ouvido. Só nos Estados Unidos, são 4 milhões de pessoas com algum tipo de problema na audição. No brasil, são quase 10 Milhões de deficientes auditivos. Isso, porém, não os impede de levar uma vida normal e feliz, sem nem pensarem em querer ouvir novamente.

Mas há aquelas pessoas que tem esse sonho. As que tem uma deficiência auditiva leve consegue ouvir com a ajuda de aparelhos auditivos simples, mas as que tem um nível mais severo ou profundo só conseguem ouvir novamente com a ajuda de um dispositivo especial, chamado Implante Coclear. Esse dispositivo conecta um microfone externo a eletrodos estimulantes que se ligam ao ouvido interno, o que faz com que a pessoa escute os sons em um nível próximo ao fisiológico. É necessário uma cirurgia para fazer esse procedimento, mas ele é completamente eficaz. Ou seja, faz as pessoas com deficiência auditiva escutarem novamente.

Foi o caso de uma americanda chamada Cora. Quando ela conheceu James, seu atual marido, ela conseguia ouvir,mas com dificuldades. Ela utilizava aparelhos auditivos desde os 2 anos de idade, que foi quando ela perdeu a audição. A situação foi piorando com o tempo, até que ela já não conseguia ouvir mais nada. Cora precisaria passar por uma cirurgia para instalar o Implante Coclear, e nessa época seu marido foi servir ao exército.

Quando ele retornou, Cora fez a cirurgia, porque queria muito ouvir a voz de seu marido novamente. O resultado foi gravado em um vídeo emocionante.

No vídeo, a médica ativa o implante, o que faz com que Cora comece a escutar tudo. Ela fica maravilhada. A médica fala que vai levar algum tempo apara o cérebro dela se adaptar ao ato de Escutar, mas que com o tempo isso fica melhor. Depois ela ouve a voz do marido claramente. Cora não aguenta a emoção e começa a chorar de alegria.

Isso é uma reação que parece universal. Muitas pessoas que receberam o implante, assim que começam a escutar, choram. A emoção de poder ouvir novamente toma conta do corpo, e as pessoas inrrompem em lágrimas.

Outros Exemplos

Amy ouvindo a voz do pai, da família e do filho pela primeira vez, depois de 26 anos com deficiência auditiva.

Sloan Chuarman, que nascer surda e conseguiu ouvir a si mesma pela primeira vez aos 29 anos.

Há muitos outros vídeos semelhantes no YouTube, como nesta compilação a seguir. Se você é sensível, cuidado, porque o vídeo emociona bastante.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: Ultra Curioso

Deixe uma resposta