Início Curiosidades

Mesmo com apenas 3 falantes, essa língua indígena foi recuperada

No Alto Xingu, vivem os Yawalapiti. Desse modo, nessa região se fala kalapalo, kamaiurá e kuikuro. No entanto, a língua original da etnia, yawalapiti, sobrevive com apenas 3 falantes, sendo que, todos eles, já estão em torno dos 70 anos. De toda forma, mesmo assim, essa língua indígena foi recuperada. A recuperação da língua foi possível por meio do trabalho realizado por Tapí Yawalapiti. Aos 43 anos, Yawalapiti é mestrando em linguística na Universidade de Brasília (UnB). Além de também ser filho de Aritana, de 76 anos, que é o cacique da tribo. Mais de 2.762 entradas, com vocabulários e expressões yawalapiti Em seu estudo, Tapí utiliza o mais completo estudo descritivo já publicado sobre a língua. Para se ter uma ideia, esse é o resultado de um estudo iniciado há mais de 40 anos e recuperado pelo Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Além disso, esse também é o primeiro trabalho extenso de resgate e publicação de um arquivo sobre uma língua indígena, desde o incêndio de setembro de ..

Tudo o que já sabemos sobre o próximo filme do Deadpool

Um dos maiores e mais surpreendentes sucessos cinematográficos dos últimos anos foi Deadpool. Lançado em 2016, o filme faturou 782 milhões de dólares, mesmo sendo para maiores de 18 anos. Como todos já esperavam, como um longa de super-heróis, ele ganhou uma continuação. Deadpool 2 chegou em 2018, expandindo ainda mais o universo do herói. Agora a pergunta é: quando teremos o próximo filme dessa história maluca? Vamos reunir todas essas informações nessa matéria. Em primeiro lugar, Ryan Reynolds já confirmou que a Marvel Studios está trabalhando em Deadpool 3. Com essa informação, podemos partir para outros questionamentos sobre o filme. O filme ainda será para maiores de 18 anos? Ele fará parte do MCU? Vamos descobrir agora: Deadpool ainda será para maiores de 18 anos? Quando Deadpool foi lançado, esse foi um de seus maiores diferenciais. O filme tinha muita violência, muito sangue, piadas sujas e cenas completamente explícitas. Isso atraiu o público para o cinema, e consequenteme..

Tropa Alfa pode estar a caminho do MCU

Com fim de Thanos e o fim da Fase 3 do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel), muita coisa pode acontecer. Boa parte dos filmes da quarta fase foram liberados, mas ainda existem filmes não anunciados ou mesmo a quinta fase para se especular. Na matéria de hoje, vamos falar sobre o boato da Tropa Alfa, entrar no MCU. O rumor surgiu após uma publicação do editor-chefe da Knight Edge Media, Caleb Williams. Como podemos ver abaixo, ele postou uma imagem da Tropa Alfa, com a legenda “Pequena amostra: Em breve no MCU…”. Small Tidbit: Coming soon to the MCU… #AlphaFlight pic.twitter.com/qQvULUu9L7 — Caleb Williams (@KnightGambit) June 22, 2020 É bom lembrar que nada ainda foi confirmado, mas os fãs já estão criando teorias. A Tropa Alfa é uma equipe de super-heróis canadense, e existem alguns outros heróis famosos que são do Canadá. A principal aposta é que essa equipe poderia ajudar a introduzir um personagens ao MCU, o Wolverine. O mutante fez parte do grupo após o tempo que passou pe..

Autoridades japonesas afirmam que OVNI avistado “não é coisa nossa”

Recentemente, um objeto voador mais do que misterioso foi identificado no norte do Japão. Dessa forma, por mais que ele se parecesse com um globo, o objeto não se parece com nenhum dos atuais dispositivos que podem ser vistos no céu. Assim, o objeto apareceu na região de Sendai e foi capturado por câmeras de moradores locais, que postaram as imagens em suas redes sociais. Por conta da repercussão do caso, autoridades japonesas afirmaram que o OVNI avistado “não é coisa nossa”. Não é um pássaro. Não é um avião. E não é um alienígena. De toda forma, ainda não podemos afirmar com certeza do que se trata o objeto misterioso avistado no dia 17 de junho por volta de 7 horas da manhã. De acordo com descrições da imprensa, o suposto ONVI permaneceu no céu. Mas ficou imóvel por várias horas antes de seguir pelo Oceano Pacífico. De onde veio o suposto OVNI? Segundo moradores locais que avistaram o objeto misterioso, ele se parecia com um grande balão branco e pelo tamanho, não possuía tripulaç..

Outra obra de arte histórica da Espanha tem desastre na restauração

Relíquias históricas têm seu valor muitas das vezes subestimado. Os profissionais encarregados de restaurá-las precisam ter responsabilidade e cuidado nos mínimos detalhes. O trabalho em si é preservar as obras sem quase nenhuma alteração. Como o próprio nome diz é trazer de volta a sua glória algo que está acabado, mas algumas vezes não sai como o planejado. Algumas restaurações foram tão mal feitas que até viraram meme. E deixaram as obras refeitas completamente se distanciando da original. Restaurações que deixam pinturas e estátuas com cores e partes que não faziam parte anteriormente. Esse novo incidente aconteceu com um colecionador de arte da Espanha. Ele teve uma surpresa muito grande quando viu a restauração mal feita de uma pintura doa rtista barroco Bartolomé Esteban Murillo. O dono dessa obra de arte é de Valência. E de acordo com um site de notícias espanhol,o homem pagou 1.200 euros para que o quadro fosse limpo por um restaurador de móveis. Mas mesmo com as tentativas..

7 jogos exclusivos do Playstation 4 que você precisa jogar antes do lançamento do...

Com o Playstation 5 marcado para ser lançado ainda em 2020, os jogadores Playstation 4 já começam a pensar em abandonar essa geração. Entretanto, ainda existem muitas produções que muitos não jogaram. Na matéria de hoje, vamos dar algumas dicas de jogos da quarta geração da Sony, que precisam ser jogados antes de ir para quinta. Apesar da maioria dos títulos serem famosos, alguns são antigos e podem ter passado despercebidos. Aqui temos desde grandes RPGs envolvendo a cultura nórdica, passando por jogos futuristas, apocalípticos, chegando ao mundo atual com super-heróis e grandes vilões. Sem mais delongas, confira 7 jogos exclusivos do Playstation 4 que você precisa jogar antes do lançamento do PS5: 1- God of War Em primeiro lugar, temos o quarto jogo da linha principal da série God of War. Se diferenciando muito dos três primeiros jogos, o quarto jogo acompanha um Kratos mais velho, ao lado do seu filho, Artreus. Juntos, eles precisam explorar o mundo dos deuses nórdicos cumprir o d..

O macaco alcoólatra que matou 1 pessoa e feriu 250 depois de ficar sem...

Milhares de crimes acontecem diariamente. De todas as formas e jeitos possíveis. Às vezes surpreendem pelo grande planejamento e perfeição que não deixam pistas. Em outras, causa grande estranheza pela obviedade dos fatos. Alguns ainda resultam em muito espanto devido as circunstâncias em que ocorrem. Se engana quem imagina que assassinatos, assaltos e furtos são limitados às grandes cidades, e às pessoas. Animais também podem ter comportamentos iguais quando estão protegendo seus filhotes ou até mesmo quando estão à procura de alimento. O que é bem compreensível já que envolve a questão da sobrevivência. Os animais podem mexer com nosso coração. Quem nunca se encantou pelos olhos pidões de cachorros ou gatos? Ou então se derreteu todo quando viu um filhote de algum animal? Mas isso não quer dizer que eles são incapazes de causar algum mal. Antigamente, tanto pessoas quanto animais eram julgados e condenados por cometerem quaisquer tipos de crimes. Domésticos ou selvagens, esses ani..

Zack Snyder revela qual Robin gostaria de inserir no Universo Cinematográfico da DC

Após o anúncio de que o “Snyder Cut” será lançado, o diretor comentou qual versão do Robin gostaria de ver nas telonas. A versão de Snyder do filme será lançada em 2021. Ademais, a obra vai diretamente para o serviço de streaming HBO Max. O “Snyder Cut” promete ter mais de quatro horas de duração e já teve seu primeiro teaser lançado. Com todas essas novidades, Snyder também gosta de dar spoilers da nova versão do filme. Portanto, ele disse que a morte de Dick Grayson será explorada em sua versão do filme. Em Liga da Justiça (2017), tudo que mostram de sua morte é seu uniforme pichado por Coringa e um Bruce com cara de culpado. Ademais, como em todos os quadrinhos, viria um novo Robin após o anterior. Com a morte de Dick Grayson, Snyder comentou que gostaria de introduzir o Robin de Carrie Kelley no DCEU. Ele adicionou que ela seria a primeira Robin a aparecer nas telonas em seu universo. A escolha de Snyder surpreendeu o público. Carrie Kelley não tem tanta história e exposição qua..

7 museus brasileiros de história natural que você precisa conhecer

Na última segunda-feira (15/06), um incêndio atingiu um dos prédios do Museu de História Natural da Universidade de Minas Gerais (UFMT). Sendo assim, o local contava com um acervo de mais de 260 mil peças. Localizado na cidade de Belo Horizonte, o museu possuía itens de arqueologia, paleontologia, cartografia história e até mesmo espécimes científicos preservados. Assim, esse momento tão triste nos lembra da importância de se preservar esses espaços. Por isso, separamos 7 museus brasileiros de história natural que você precisa conhecer. De acordo com a diretora do museu, Mariana de Oliveira Lacerda, o fogo acabou se alastrando por uma reserva técnica. Com isso, ainda não se sabe o que foi perdido. “Não sabemos ainda qual foi a dimensão dessa perda. A partir de agora, nossa preocupação é planejar o resgate do acervo”, afirma Lacerda. De toda forma, no local estavam coleções que não estão disponíveis para exibição, mas que são utilizadas pelos pesquisadores. 1 – Museu de História Natur..

Depois de 30 anos perdido, esse jogo clássico de “Nintendinho” foi encontrado

Depois de 30 anos, Video Game History Foundation (VGHF) uma fundação sem fins lucrativos que visa preservar mídias históricas do universo dos videogames, encontrou um jogo clássico de “Nintendinho” (NES) que havia se perdido no tempo. O título de corrida, “Dias de Trovão”, foi baseado no filme de mesmo nome e estrelado por Tom Cruise. Porém, nunca chegou a ser lançado. O jogo estava em um backup de partições de um HD separado em 21 disquetes de 5.25 polegadas pertencentes ao programador Chris Oberth. Dessa forma, o jogo estava completo, mas não chegou a ser lançado para o público. Dessa forma, o game foi substituído por outro jogo, desenvolvido pela Beam Software. Com isso, seu código-fonte ficou perdido durante 30 anos. Porém, de acordo com a VGHF, depois de compilar e finalmente trazer este conteúdo raríssimo para o público, a ideia é lançar o seu código em um repositório do Github. Como o jogo foi recuperado? Em 2012, o programador e designer Chris Oberth faleceu. Desse modo, ele ..

Entenda o que é “taxa R” e o que isso tem haver com o...

Atualmente, termos médicos e epidemiológicos se tornaram parte do nosso cotidiano. Além disso, em meio à pandemia, isso foi ainda mais reforçado com a internet e a velocidade com que as informações são propagadas. No entanto, mesmo com um acesso facilitado a informações, alguns termos ainda não são tão claros para alguns pessoas. Dessa forma, muito se fala sobre a “taxa R” e como ela poderia indicar o fim da quarentena. Mas, afinal, o que significa a “taxa R”? Em muitos lugares, temos visto notícias afirmando que a taxa de transmissão de uma cidade ou região está perto de 0 ou de 1. Com isso, acabamos encontrando essa taxa representada como “R0”. De fato, esse é um termo um tanto quanto complexo, mas não se preocupe, pois chegou a hora de tirar suas dúvidas sobre o assunto! Como avaliar a propagação do vírus? Primeiro, definimos o coeficiente chamado “R” como uma espécie de parâmetro que avalia a possibilidade de propagação do vírus. Isso em uma situação de epidemia, seja em uma ci..

O que esperar de Ventos de Inverno, o sexto livro de Game of Thrones

Game of Thrones, certamente, foi uma das maiores séries de todos os tempos, ao mesmo tempo que também foi uma das mais decepcionantes. A adaptação dos livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo, começou bem, mas se perdeu completamente com o passar das temporadas. Contudo, essa história ainda pode ter um final bom, com a continuação dos livros escritos por George R. R. Martin. Os livros da série começaram a ser lançados em 1996 com O Jogo dos Tronos, que deu nome a série. Ele foi seguido por A Fúria dos Reis em 1998, A Tormenta das Espadas em 2000, O Festim dos Corvos em 2005 e, por fim, A Dança dos Dragões (2011). Já são quase 10 anos de espera para Os Ventos de Inverno, mas os fãs permanecem esperançosos. Apesar de todo esse tempo entre o lançamento do próximo livro, Martin não deixou os fãs completamente desinformados. Ele já liberou capítulos e revelou algumas ideias que estarão no sexto livro da série. Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista com 10 coisas para esperar de Vent..

SIGA-NOS

1,382FãsCurtir
3SeguidoresSeguir
1,848SeguidoresSeguir