Quem já se apaixonou sabe bem o que são as chamadas ‘borboletas no estômago’, aquele frio na barriga que aparece quando estamos perto de quem gostamos. Mas por que exatamente isso acontece? Isso ocorre quando o lado sentimental acaba sendo percebido fisicamente, tamanha a intensidade do que sentimos pela outra pessoa. Isso quando é correspondido, claro.

A sensação é tão difícil de descrever que as borboletas no estômago passaram de metáfora a quase um sinônimo da sensação. Basicamente, trata-se de um leve formigamento ou desconforto na região estomacal, que tem como gatilho geralmente uma reação emocional. Isso faz todo o sentido, já que sabemos que o estômago é repleto de terminações nervosas, sendo considerado por especialistas uma espécie de “segundo cérebro”.

A descarga de adrenalina e outras substâncias no sistema nervoso ao nos aproximarmos da pessoa que amamos, faz com que os músculos do abdômen acabem sofrendo contrações e relaxamentos, como forma de equilibrar o organismo, dissipando assim a adrenalina lançada no corpo. É aí que sentimos a sensação de frio na barriga e as famosas borboletas, que geralmente possuem como gatilho alguma situação em que a frequência cardíaca aumenta, acompanhada de sintomas que podem incluir até náuseas.

Portanto, da próxima vez que começar a se sentir estranho, é só tentar relaxar. Lembre-se de que é só uma reação normal do corpo e se concentre na pessoa amada. Com o tempo, as borboletas no estômago vão passar, mas elas certamente indicam a presença de alguém que faz, literalmente, seu coração bater mais forte.

Alerta emocional

Os especialistas em questões neurológicas acreditam que essa sensação se originou ainda na pré-história, quando os homens das cavernas precisavam estar ainda mais atentos aos perigos que os cercavam, já que não possuíam quase nenhuma segurança. O frio na barriga servia como uma espécie de alerta, quase um “sexto sentido” de que algo estava errado.

No entanto, é bom ficar atento. Se as borboletas no estômago são constantes ou um incômodo, isso pode ser o indicativo de um grau de ansiedade muito alto, o que pode acarretar em diversos outros problemas. Ame, mas fique esperto!

O post Borboletas no estômago: por que temos essa reação quando apaixonados? apareceu primeiro em Acredite ou Não.


E aí tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria para O DesaForado? Envie para nós clicando no botão abaixo e não esqueça de deixar seu comentário abaixo.

Enviar Dica


Fonte: https://acrediteounao.com/borboletas-no-estomago-frio-na-barriga/ 

Deixe uma resposta