Chile, oficialmente República do Chile, é um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país.

Curiosidades sobre esse país:

  1. A palavra Chile surgiu de “tchilli”, palavra do idioma dos mapuches que significa “lugar onde a terra termina”.
  2. A maior e mais populosa cidade do Chile é a capital Santiago, onde vive 1/3 dos habitantes do país.
  3. Além de Santiago, as cidades mais populosas do país são Concepción, Valparaíso, La Serena e Antofagasta.
  4. Apesar de localizada na Polinésia (ou seja, em um dos pontos mais distantes do Oceano Pacífico em relação a América do Sul), a Ilha de Páscoa faz parte do território chileno.
  5. O território chileno é parte do chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, região no entorno do Oceano Pacífico sujeita a vulcanismo e terremotos. Aliás, o terremoto mais forte registrado até hoje ocorreu em terras chilenas no ano de 1960.
  6. O Chile é um dos países do mundo com maior quantidade de vulcões em seu território. Entre ativos e inativos, existem cerca de 15 vulcões no país.
  7. Com 9,5 graus na escala Richter, o mais forte terremoto registrado até hoje ocorreu no Chile em 1 960.
  8. A bandeira chilena é quase idêntica ao do estado norte-americano do Texas.
  9. O deserto mais árido do mundo fica no Chile. Alguns estudiosos afirmam que uma área do Deserto de Atacama passou incríveis 571 anos sem ver uma gota de chuva.
  10. O Atacama é uma das regiões com maior número de telescópios do mundo. Muitas das mais importantes descobertas da astronomia foram feitas graças a telescópios instalados lá, como o La Sila.
  11. A maior mina a céu aberto do mundo é a chilena Chuquicamata. Ela é uma gigantesca cratera com 4 quilômetros de comprimento e 2 de largura, com profundidade de 780 metros.
  12. Segundo o Guiness Book (o conhecido livro dos recordes), a maior piscina do mundo fica no Chile. Localizada no resort San Alfonso Del Mar, a piscina tem nada mais nada menos que 1 quilômetro de extensão, 250 mil metros cúblicos de água e capacidade de 6 000 piscinas normais de fundo de quintal.
  13. Alguns dos melhores vinhos do mundo são produzidos no Chile.
  14. Construído na capital chilena, o edifício Costanera, com 300 metros de altura, é atualmente o arranha-céu mais alto da América Latina.
  15. O Chile foi o único país da América Latina a participar da primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em 1 896, na cidade de Atenas.
  16. O esporte mais popular do Chile é o futebol. Até hoje o país participou de sete Copas do Mundo. Foram 25 jogos no total, dois contra o Brasil.
  17. O Chile sediou a Copa do Mundo de 1962. O campeão? Brasil. Os chilenos ficaram em terceiro lugar.
  18. Não é obrigatório visto e passaporte para entrar no Chile e Argentina, bastando o RG brasileiro. Mesmo assim, recomenda-se que leve o passaporte.
  19. Personalidades nascidas no Chile: Pablo Neruda (poeta), Gabriela Mistral (poetisa), Isabel Allende (escritora), Roberto Bolaño (escritor), Tom Araya (vocalista da banda de thrash metal Slayer).
Fonte: Coisas Interessantes

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta