Você pode acreditar ou não em OVNI’s e vida extraterrestre, mas a verdade é que a notícia de objetos e fenômenos estranhos no céu não são novas e desde os tempos antigos tem sido documentada a sua presença com desenhos, com histórias ou fotografias. Nesta seleção de obras de arte sacra podem ser visto objetos voadores curiosos que obedecem a imaginação de pintores, no entanto, e dada a semelhança com as descrições e desenhos de OVNIs avistados hoje, também eles nos levam a questionar-nos sobre a verdadeira natureza desses desenhos, são os artistas que viu OVNIs e introduziu em seus quadros ou apenas uma iconografia que responde à interpretação de que os pintores e artistas fizeram a Bíblia e outros textos religiosos?

1. “O aviso com St. Emidius”, 1486

Este trabalho, intitulado “O aviso com St. Emidius” por Carlo Crivelli , foi pintado em 1486 e, após a iconografia clássica da Virgem Maria desce um feixe de luz a partir dos entusiastas do céu do mundo UFO sido interpretada como um disco em forma de OVNI que cai sobre Maria para abduzi-la e implantar uma criança, o que sugere que Jesus não seria divino, mas alienígena.

“La Anunciación con San Emidius”, 1486

2. “Prajnaparamita Sutra”, do século X

Mas estes desenhos curiosos não aparecem apenas em pinturas cristãs, aparecem também nos textos dos Vedas inúmeras descrições de objetos chamados de Vimanas, vasos circulares ou cilíndricas com buracos e coberto por uma cúpula. De acordo com o texto sagrado Ramayana , estes navios voava como o vento e emitia um som estranho. A imagem é a tradução tibetana de “Prajnaparamita Sutra”, texto escrito em sânscrito.

OVNISSANSCRITO
Livro em Sânscrito

3. “A crucificação de Cristo” Mosteiro Decani Visoki no Kosovo

Neste trabalho, a crucificação de Jesus Cristo, uma cena clássica da iconografia cristã é representada, mas neste caso com algumas figuras curiosas: dois aparelhos voadores em que a presença de motoristas, um em cada aeronave é apreciado.

Crucificação
Crucificação

Um dos personagens aparece olhando para trás, como se perseguissem um ao outro, e estão vestidas com o que parecem ser dois trajes espaciais separadas.

Crucificação, naves?
Crucificação, naves?

Sugeriu-se que este tipo de aeronave poderia ser uma representação do Sol e da Lua, mas de acordo com outros teóricos introduzir essas estrelas na cena teria sido considerada na época como uma espécie de blasfêmia.

4. “Batismo de Cristo” por Aert de Gelde (1710)

Esta imagem mostra um disco ou objeto em sua forma brilhando no céu e da qual alguns feixes de luz descem sobre a cena do batismo de Cristo. A explicação desta história é que Gelde, ótimo aluno de Rembrandt, teve acesso a galeria de arte privada no Vaticano e conheceu alguns de seus segredos. Ele afirma que um destes segredos está refletido neste trabalho. Sendo muito debatido e de teoria controversa.

Batismo de Cristo
Batismo de Cristo

Este trabalho de Gelde está exposto no Museu Fitzwillia , em Cambridge, Inglaterra.

ovnigelde

5. “O Milagre da Neve” por Masolino, 1428-1432

Este trabalho representa uma queda de neve incomum que ocorreu em Roma em um quente verão do século IV. Enquanto os moradores da cidade olham para o céu, Jesus e Maria estão sentados em uma nuvem a observá-los. Mas, curiosamente, no céu há muitas mais nuvens, tudo em a forma de discos misteriosos. Ufólogos sugerem que estas UFO – nuvens em forma são parte da lenda do milagre da neve. Estas mudanças climáticas bruscas associam avistamentos de OVNIs e foram documentados em outros momentos, como em 1954, o ano em que muitos navios foram vistos sobrevoando o céu de Florença, começando a cair uma espécie de flocos de neve.

Milagre da Neve
Milagre da Neve

6. “O Virgem de San Giovannino”

Este trabalho é um clássico em listas de OVNI’s. Nesta foto uma máquina voadora passa por trás do ombro esquerdo da Virgem, enquanto um homem observa o navio e um cão parece latir. Ufólogos acreditam que a Virgem protege suas crianças deste navio cercado por um halo escuro.

ovnisvirgem

Os críticos dizem que é apenas um símbolo introduzido pelo autor, considerando que poderia ser a obra de Domenico Ghirlandaio a partir da segunda metade do século XV.

virgensangiovaninovni

7. “A glorificação da Eucaristia” Ventura Salimbeni, 1600

Este é outro clássico no mundo da ufologia. O trabalho foi encomendado pela Igreja de San Pietro em Montalcino e ela olha para Jesus e Deus observando um objeto com forma esférica que parece a emergir várias antenas. Sugeriu-se que este objeto é semelhante ao Sputnik 1 , o primeiro satélite lançado ao espaço, e que foi deixado pelo autor como um testemunho de sua jornada para uma imagem do futuro. Críticos de arte pensam que a esfera refere-se à criação do mundo, algo que refuta ufólogos observando que a área tem um acabamento metálico.

OVNISPUTNIK

O mistério se realmente as artes retratam ou não a aparição de OVNI’s é grande e confusa e deixa dúvidas e questionamentos no ar. Mas e você no que acredita?

1 COMENTÁRIO

  1. É interessante saber que, mesmo há muito tempo, existem registros desse tipo de aparição, ou seja, OVNIs.
    Porém, se faz necessário um esclarecimento sobre o entendimento do que vem a ser OVNIs. O acrônimo, se refere a um objeto voador que não foi identificado, nem sua origem ou do que é feito. Por esse motivo, relacionar OVNI à nave extraterrestre/alienígena é um erro, pois, se o objeto não foi identificado, não dá pra dizer que é desse ou de outro planeta. Se é uma nave desse ou de outro planeta, então deixa de ser NÃO IDENTIFICADO, passando a ser identificado, conhecido.
    OVNI ou UFO não são discos voadores/vida extraterrestre. Podem ser qualquer coisa, inclusive vida extraterrestre, mas, por enquanto, são objetos ainda não identificados.

Deixe uma resposta