A paquera esteve presente desde os primórdios da humanidade. A busca por impressionar uma pessoa faz parte da natureza humana, sempre tentando chamar a atenção de alguém do nosso interesse. Mas há muito mais a respeito desse comportamento comum nos seres humanos. Confira 23 curiosidades sobre a paquera.

curiosidades sobre a paquera

Confira 23 curiosidades sobre a paquera

A mais famosa interação humana

As pessoas paqueram para criar um vínculo ou expressar interesse sexual. Paquerar é uma forma universal e essencial de interação humana.

O nosso interesse em outra pessoa

Paquerar é uma série de ações não verbais e verbais que fazemos ao expressar nosso interesse ou atração por outra pessoa. É ser brincalhão, não ameaçador, e às vezes subconsciente. E também é sobre exibir e ler a linguagem corporal.

Os vários significados da palavra

Na década de 1550, a palavra “paquerar” inicialmente significava “virar o nariz, zombar” e depois “bater ou estalar, como com os dedos”. Na década de 1560, o substantivo “paquerar” tinha chegado a significar “uma jovem atrevida” ou uma “mulher de comportamento solto”.

A palavra “flertar”

Etimologistas teorizam que o verbo “flertar”(paquerar) pode ter sido imitativo, semelhante ao verbo “flip” e “flit”, como no sentido de “mover em voos curtos e rápidos”. Outros sugerem que foi influenciado pelo Velho Francês fleureter, que significa “falar bobagens sem sentido” ou “tocar uma coisa de passagem”, e que é diminutivo de fleur, “flor”. Metaforicamente, fleureter gesticulou para a imagem das abelhas deslizando pela superfície das flores.

Os 5 estilos da paquera

Os pesquisadores identificaram cinco estilos gerais de paquerar: 1) físico, 2) tradicional (os homens devem fazer o primeiro movimento), 3) educado (ambos menos propensos a se aproximar de um parceiro em potencial), 4) sincero e 5) brincalhão (paquerando para se divertir). Aqueles com estilos físico, sincero e brincalhão têm mais sucesso no namoro. Embora cada método acima seja eficaz, tudo depende do objetivo principal da paquera.

A cor do poder

Pesquisadores sugerem que as mulheres usam batom de cor vermelha enquanto paqueram. Um estudo da Universidade de Manchester rastreou os movimentos oculares dos homens e descobriu que eles olhavam os lábios vermelhos por 7,3 segundos e o rosa por 6,7 segundos.

Os 52 sinais da paquera

Dentro de muitos estilos gerais de paquerar, existem mais de 52 tipos específicos de “sinais de paquera”. Para as mulheres, o mais comum é virar o cabelo.

Os erros mais cometidos

As armadilhas mais comuns encontradas durante uma paquera incluem 1) escolher a pessoa errada para paquerar, 2) não saber aproximar-se, 3) preocupar-se que algo terrível acontecerá, e 4) não ler exatamente os sinais da outra pessoa.

Não depende só da aparência

As pessoas mais atraentes não são necessariamente as que recebem mais atenção. Em vez disso, os paqueradores mais eficazes geralmente atraem mais atenção.

Elas enviam muitos sinais

De acordo com a cientista Judy Dutton, as mulheres que recebem maior atenção dos homens enviam 35 sinais de paquera por hora. Enquanto isso parece ser muito, os sinais podem variar de inclinação da cabeça para um lado até acariciar o braço.

Não é permitida em todas as cidades norte-americanas

Paquerar é contra a lei em algumas cidades dos Estados Unidos. Uma lei desatualizada na cidade de Nova York afirma que um homem pode ser multado em US$ 25 por olhar sugestivamente para uma mulher.

Aquele sorriso enganoso

Um sorriso é a expressão facial mais enganosa, e há mais de 18 maneiras diferentes de sorrir. O sorriso mais atraente é o sorriso genuíno, que é o sorriso que cria linhas, ou “pés de galinha”, ao redor dos olhos.

Eles interpretam mal

Os homens têm cerca de 10 a 20 vezes mais testosterona do que as mulheres e, consequentemente, são mais propensos a ver as interações em termos de sexo. Homens, portanto, mais do que as mulheres, tendem a interpretar mal os sinais de paquera e erram no comportamento amigável para paquerar.

Tudo por uma paquera perfeita

Uma pesquisa sugere que para ser uma paquera brilhante, uma pessoa precisa abordar a outra como se eles nunca pudessem falhar, tentando fazer tudo da maneira mais perfeita. Paquerar é sobre atitude.

Como ficar mais sedutor ou sedutora

Um estudo realizado na Universidade de Newcastle, na Austrália, descobriu que os homens acham as mulheres mais sedutoras quando elas inclinam a cabeça para frente e olham para cima ligeiramente. Esta posição da cabeça deixam as mulheres com o olhar mais “feminino” e mais elegante. Em contraste, os homens parecem mais masculinos quando inclinam a cabeça para trás e olham um pouco para baixo do seu nariz.

O mesmo padrão

Enquanto algumas expressões de linguagem corporal diferem entre culturas (por exemplo, o quão perto de ficar, o contato visual), muitos sinais de paquera parecem ser transcultural: as mulheres em todo o mundo paqueram sorrindo, levantando as sobrancelhas, e evitando o contato visual.

Desde a era Vitoriana

Durante a era Vitoriana, quando as mulheres jovens estavam sendo especialmente preparadas para o casamento, paquerar era uma grande parte da vida de uma jovem mulher. Para ser uma paquera eficaz, elas eras ensinadas a usarem acessórios de moda como luvas, lenços e guarda-sóis para comunicar todos os tipos de mensagens.

Pizza e flerte

A Pizza Express se orgulha de ter sido treinada pelo ex-ator Karl James para ensinar as pessoas a terem “conversas fantásticas”. Sua linha oficial diz que a empresa incorpora “flertar e manter técnicas de conversação únicas. “

Hora de sair das redes sociais

A tecnologia tornou a paquera mais complicada do que nunca. Por exemplo, enviar mensagens de texto ou e-mails não permite que uma pessoa ouça o tom da voz ou veja a linguagem corporal, o que pode levar a mal-entendidos.

O tempo de percepção

Em média, os homens gastam 0,95 segundos olhando para o cabelo de uma mulher, 0,85 admirando os olhos e 7,0 olhando para os lábios.

Não olhe demais

O erro mais comum que as pessoas fazem enquanto paqueram, de acordo com o Centro de Pesquisa de Questões Sociais, é manter contato visual demais. Um olhar não-romântico dura somente 1.18 segundos e um olhar gracioso dura de 2 a 3 segundos. Qualquer coisa a mais é desconfortável.

“Amor apaixonado”

Um estudo em que homens e mulheres que não se conheciam eram obrigados a olhar uns para os outros por 3 minutos. Muitos confessaram sentimentos de “amor apaixonado” um pelo outro. O contato visual ativa a área do cérebro chamada de estriado ventral – também conhecida como “centro de recompensa” – e, consequentemente, é um fator importante na paquera ideal.

Tentando entrar em sincronia

As pessoas tendem a imitar as ações da pessoa a quem são atraídas. Imitar é uma maneira de tentar subconscientemente entrar em sincronia com alguém.

Fonte: Acredite ou Não

Deixe uma resposta