Inovação, sustentabilidade e qualidade de vida são os fatores que formam a base de uma cidade inteligente , hoje vamos lhe mostrar um pouco sobre as 5 cidades mais inteligentes do mundo.

Uma cidade inteligente é muito mais do que uma cidade tecnológica. Podemos definir isso como uma cidade que possui máxima sustentabilidade e que aproveita os avanços da nova era digital. Em apenas 30 anos, 70% da população mundial viverá em grandes cidades. Gerenciar e otimizar todos os recursos  é fundamental para desenvolver cidades eficientes.

1

Para saber quais cidades estão mais próximos do modelo de cidade inteligente, a Escola de Negócios IESE, da Universidade de Navarra (Espanha) lançou recentemente uma lista anual, o Índice de Cidades em Movimento, que contém uma amostra de cidades ao redor do mundo com uma série de indicadores para classificar a mais “inteligente”.

A principal medição é definida em dimensões dentro de cerca de 50 indicadores que foram avaliados cada cidade. Entre estes indicadores estão governança, planejamento urbano, gestão pública, tecnologia, meio ambiente, projeção internacional, coesão social, mobilidade e transportes, capital humano e a economia.

Veja a seguir uma lista com o 5 cidades no top ranking de cidades inteligentes.

1. Tokyo

0001

É a cidade que está mais bem posicionada no ranking, com o primeiro lugar no capital humano e governança. No entanto, na coesão social tem sido muito isolado principalmente pelo terremoto Fukushima e Tsunami.

2. Londres

3-1

Ela mantém níveis elevados em quase todas as dimensões e enfatiza projeção e tecnologia, especialmente internacional. Na governação e da coesão social, no entanto, tem valores relativamente baixos.

3. New York

00002

É a cidade mais populosa do Estados Unidos e a segunda maior cidade no continente depois do México D.F. . É uma das mais importantes em termos de capital humano e economia do mundo.

4. Zurique

4

Esta é a principal cidade da Suíça é o motor financeiro e cultural do país. Se destaca nas dimensões sobre o meio ambiente e mobilidade e transporte.

5. Paris

2-2

É o destino turístico mais popular no mundo, superando os 40 milhões de turistas estrangeiros por ano. Excelente em projeção internacional, tecnologia, mobilidade e transporte.

E aí o que achou da matéria? Como você pode ver que não há cidade perfeita, mas tem muitas trabalhando para ser, está em nossas mãos construir um mundo melhor e mais sustentável, e para isso a tecnologia é um das melhores opções de partida.

Imagens: Jacob Surland, Javier Sanchez, TitoRo, Javier vieras,Mariano Mantel, Guy Gorek, Josh Liba.

Deixe uma resposta